Algumas crianças com dificuldades de aprendizado, tem problemas em relação ao controle motor, os quais se manifestam principalmente durante o uso das mãos e nas atividades relacionadas com o equilíbrio.
Há uma relação entre as funções cognitivas e os atos, pois a aquisição de competência na execução dos atos motores, exige ATENÇÃO, PLANEJAMENTO E CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES.
Na Equoterapia, o praticante ao montar à cavalo, muda sua posição espacial, pois o mesmo estava no solo, sendo que agora está em cima do cavalo. Isso favorece a aquisição dos conceitos de Orientação Espacial, onde junto com o cavalo o terapeuta vai desenvolvendo todos os outros conceitos espaciais de forma lúdica.
A Orientação Temporal é proporcionada pela cadência do passo do cavalo (ritmo), pela estruturação de cada sessão, tendo esta início, meio e fim e também através de jogos lúdicos.
Concluímos com isso, que através dos movimentos do cavalo e das atividades lúdicas propostas, são gerados estímulos sensório-motores que servirão de alicerce aos processos de aprendizagem, no qual o desenvolvimento cognitivo está embasado.Nesses casos, o cavalo está atuando como facilitador do processo ensino-aprendizagem.