A equitação terapêutica é uma prática que utiliza o movimento dos cavalos como recurso para promover benefícios físicos, emocionais e sociais em pessoas com necessidades especiais ou em reabilitação. Essa abordagem melhora o equilíbrio, a coordenação motora, a força muscular e a postura, ao mesmo tempo em que proporciona autoconfiança, bem-estar emocional e desenvolvimento de habilidades sociais. Realizada em um ambiente acolhedor e por profissionais especializados, a equitação terapêutica integra saúde e inclusão, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos praticantes.
A Walking Equoterapia conta com a parceria da hípica recanto guarapiranga para oferecer a equitação terapêutica aos praticantes da equoterapia que estão na última fase de tratamento que é o pré-esportivo, onde apresentam condições de conduzir e dominar seu próprio animal, participando de eventos como provas internas e externas.
A hípica recanto guarapiranga oferece escola de equitação à partir de 2 anos de idade, onde a criança ingressa na equitação lúdica, tendo contato com o animal desde cuidados, trato, manuseio, preparando a mesma para a equitação. Nessa fase, a criança é acompanhada por um instrutor lateral, até estar apta a conduzir o cavalo sozinha.
Podemos definir equitação como a arte de bem montar, dirigir, conduzir, exercitar, utilizar o cavalo em todos os seus aspectos.
Podemos também dizer que é a ciência que estuda os movimentos, as ações, as reações, o equilíbrio do conjunto cavalo e cavaleiro.
Então equitação é arte ou ciência ?
Há séculos os grandes mestres vem discutindo apaixonadamente a esse respeito, e ao final chegaram a um consenso- de maneira alguma a equitação é uma ciencia exata.
Quando nos dirigimos a um ser dotado de vontade própria, as teorias mais sábias, as técnicas mais perfeitas, ficam sujeitas ao sucesso ou ao fracasso de maneira imprevisível.