Sobre Equoterapia

A quem se Destina a Equoterapia

A Equoterapia pode ser praticada por pessoas da primeira até a terceira idade, a idade mínima recomendada para seu início é com 6 meses. De modo geral são pessoas que possuem Deficiências Neuromotoras, Sensoriais, Distúrbios Psicológicos, Alimentares, de Comportamento, Ortopédicos, Desenvolvimento de Linguagem, Dificuldades no processo de Alfabetização, Dislexia, Desordem no Processamento Auditivo Central, TDAH, Alteração nas Funções Neurovegetativas, Síndromes, dentre outros. 

É o comprometimento motor acentuado, decorrente de sequelas neurológicas que causam dificuldades funcionais nos movimentos, na coordenação e na fala.
Nos casos de Paralisia Cerebral ou Encefalopatia Crônica Não-Progressiva, a Equoterapia promove inúmeros benefícios, pois o andar do cavalo é 95% semelhante ao andar do homem, isso faz dele, uma máquina terapêutica.
O cadeirante consegue andar usando as pernas do animal, ele troca duas pernas paralisadas por quatro patas móveis.
Esse movimento tridimensional, ajuda na regularização do tônus muscular, postura, equilíbrio, pois em trinta minutos de Equoterapia, o praticante recebe de 1800 a 2200 estímulos cerebrais e ajustes tônicos para o corpo. 

O movimento tridimensional do dorso do cavalo estimula os sistema: vestibular, somatossensorial, proprioceptivo, visual, auditivo, olfativo.
No visual o cavalo promove mudança do ponto de observação do praticante, pois, montado, sua visualização do ambiente é totalmente diferente do habitual. O praticante percebe o mundo, no mínimo a 180° graus, olhando no mesmo nível ou por cima, nunca por baixo, o que traz benefícios psíquicos, e principalmente a visão tridimensional, garantindo melhor aprendizado gnósio-visual.
No sistema auditivo e vestibular, a percepção auditiva modifica-se com o movimento. A ritmicidade do passo associado ao movimento é organizadora do sistema vestíbulolabiríntico, que além de melhorar o equilíbrio, auxilia junto com a percepção visual, a construção da organização espaço-temporal.
O som das patas do cavalo na areia, no asfalto e dentro da água, promovem diferentes percepções sonoras ao praticante.A estimulação tátil, ocorre no primeiro contato com o corpo do cavalo, pois sua temperatura é 2° graus acima da nossa.Ao montar, o corpo do praticante é estimulado como um todo, isso é desencadeado pelo próprio movimento do cavalo, o que possibilita nova concepção de sua consciência corporal e nova percepção do movimento..

São diversos os benefícios do ponto de vista psicológico, ao começar pela montaria, pois ao montar aquele praticante que sempre vê o mundo de baixo para cima, começa a visualizar de cima para baixo, o que promove melhora, da autoestima, autoimagem, autoconfiança.
Ao montar a cavalo temos uma sensação generalizada de bem-estar, ocorre aquisição de autonomia, melhora da socialização, modificação de comportamentos inadequados, capacidade de tomar decisão, superação de fobias, controle emocional e autodisciplina, dentre outros.
O cavalo foi um dos primeiros animais a se integrar na vida do homem.
Esse animal, forte e veloz, transformou profundamente a vida do mesmo no que diz respeito à locomoção, transporte, agricultura, como aliado durante os combates e ainda acompanhando-o ao longo de toda sua evolução. 

É o comprometimento motor Em apenas 10 minutos de contato com os animais, o organismo humano libera Dopamina, betaendorfina, dentre outras substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem- estar físico e mental.

Nos distúrbios alimentares, de modo geral, as pessoas apresentam ansiedade, compulsão, insegurança, baixa autoestima, por isso, o simples fato de montar à cavalo tem se tornado um excelente remédio contra ansiedade, depressão, estresse e baixa autoestima.

Na equoterapia, o praticante também realiza o trabalho de preparar o alimento do animal, portanto, além desse praticante lidar manualmente com diferentes texturas de alimentos, ele observa o animal saborear o mesmo, com todas suas reações de desejo e posteriormente saciedade.

O cavalo, em posição de dependência das mãos do praticante, demonstra também forte instinto em busca do alimento. O alimento se torna então, enriquecido de afeto, conhecimento e experiências sensoriais amplas.

A Equoterapia favorece na evolução fisiológica do praticante uma justa medida de força e flexibilidade, bem como a dosagem adequada da ação e da inibição temperando o corpo e o espírito.

O praticante aprende a respeitar o cavalo como um ser vivo, que embora generoso, não é uma máquina.

O animal é ação e reação, portanto, impõe limite, ao mesmo tempo desenvolve o amor, lealdade, auto-controle, disciplina e formação de caráter.

Na equoterapia observamos grande desenvolvimento de linguagem, pois essa terapia, é realizada ao ar livre, em contato com a natureza, onde há milhares de estímulos externos que favorecem o desenvolvimento da linguagem.

Outro fator importante é que as informações recebidas através dos ísquios, que ascendem ao cérebro durante a montaria, estimulam fortemente a formação reticular e com isso, melhoram a atenção e a concentração do praticante, permitindo melhor interação interpessoal, que é a base para comunicação.

Além disso, o cavalo favorece os processos nervosos envolvidos na função linguística tanto expressiva, quanto receptativa, bem como, melhora em seu contexto.

Algumas crianças com dificuldades de aprendizado, tem problemas em relação ao controle motor, os quais se manifestam principalmente durante o uso das mãos e nas atividades relacionadas com o equilíbrio.

Há uma relação entre as funções cognitivas e os atos, pois a aquisição de competência na execução dos atos motores, exige ATENÇÃO, PLANEJAMENTO E CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES.

Na Equoterapia, o praticante ao montar à cavalo, muda sua posição espacial, pois o mesmo estava no solo, sendo que agora está em cima do cavalo. Isso favorece a aquisição dos conceitos de Orientação Espacial, onde junto com o cavalo o terapeuta vai desenvolvendo todos os outros conceitos espaciais de forma lúdica.

A Orientação Temporal é proporcionada pela cadência do passo do cavalo (ritmo), pela estruturação de cada sessão, tendo esta início, meio e fim e também através de jogos lúdicos.

Concluímos com isso, que através dos movimentos do cavalo e das atividades lúdicas propostas, são gerados estímulos sensório-motores que servirão de alicerce aos processos de aprendizagem, no qual o desenvolvimento cognitivo está embasado.Nesses casos, o cavalo está atuando como facilitador do processo ensino-aprendizagem.

O movimento tridimensional influencia diretamente em músculos, controle postural, músculos da cavidade oral, músculos da laringe e da respiração, favorecendo a adequação do tônus, postura, sensibilidade, propriocepção, o que facilitará o trabalho do fonoaudiólogo na estimulação e/ou desenvolvimento das funções de :

Respirar, Sugar, Mastigar e Deglutir.

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